Empresa da Hungria inaugura sua primeira fábrica em solo brasileiro, em Chapecó
Parceira estratégica de negócios da Vetanco, a Dr. Bata® Company inaugurou, na última semana, sua primeira fábrica no Brasil, no município de Chapecó/SC, berço do agronegócio brasileiro, com o apoio do Governo do Estado.
“A inauguração desta empresa húngara, que conta com a parceria da Vetanco em Chapecó, é uma grande alegria para a Secretaria de Articulação Internacional, pois segundo a visão do nosso governador Jorginho Mello, parcerias como esta são importantes para trazer resultados para o catarinense. A SAI foi apoiadora institucional da instalação da Dr. Bata®, e também trabalhará a questão da obtenção de financiamento para a expansão das suas atividades, em termos de laboratórios, equipamentos e instalações aqui em SC. E a nossa meta é de continuar trazendo para o Estado operações que possam agregar cada vez à suinocultura, avicultura e todos os setores que são tão importantes para Santa Catarina”, afirmou o secretário de Articulação Internacional Juliano Froehner, que este presente à inauguração.
A Dr. Bata® Company é uma empresa de biotecnologia com sede na Hungria, comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde animal há mais de 30 anos. Seus primeiros produtos chegaram ao Brasil em 2011, através de uma parceria exclusiva com a Vetanco.
Segundo o presidente da Vetanco S.A., Jorge Winokur, a inauguração da fábrica da Dr. Bata® no Brasil representa um salto quantitativo e qualitativo para a história da Vetanco no país e no mundo. A criação de uma planta internacional em uma aliança estratégica com a Dr. Bata® resultará na ampliação da produção, no desenvolvimento e na geração de novos negócios para todo o continente.
“Continuaremos líderes, apoiando a agroindústria nacional e internacional, é claro, com a ajuda e o apoio de todos os membros do Brasil, que são a peça-chave, as engrenagens fundamentais deste marco único”, ressalta Winokur.
A nova fábrica da Dr. Bata® está situada no Distrito Industrial Flávio Baldissera, ao lado das instalações da filial brasileira da Vetanco. São cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, num total de mais de R$ 30 milhões investidos, segundo informa o Gerente de Contabilidade e Controladoria da Vetanco, Izanir Vidal, à frente do projeto desde a sua implantação, em 2022.
O empreendimento conta com equipamentos de última tecnologia para a produção de eubióticos. Em breve contará também com um laboratório para controle de qualidade, análises laboratoriais, diagnóstico, pesquisa e desenvolvimento.
“A construção da fábrica da Dr. Bata® em Chapecó é uma consolidação desta longa parceria com a Vetanco. Com esta nova fábrica, estamos expandindo nossa capacidade de produção e fortalecendo nossa posição no mercado, sempre com o compromisso de excelência e responsabilidade”, ressalta a diretora administrativa da Vetanco, Daiane Cristina de Moura Müssnich.
Uma sólida parceria
O presidente/CEO da Dr. Bata®, Árpad Bata, relembrou na última terça-feira (21) o início da empresa, em 1993 e os primeiros passos da parceria com a Vetanco, no ano de 2008, consolidando-se ao longo do tempo.
“A Vetanco tem nos ajudado a comercializar nossos produtos cada vez mais e o crescimento tem sido contínuo. Com esse investimento, nossa relação se fortalece e beneficia ambos os lados. Essa cooperação satisfaz as necessidades dos times Dr. Bata e Vetanco. Dessa forma, vislumbro um futuro pujante através dessa colaboração e desejo que meus filhos e as próximas gerações da Vetanco deem continuidade nessa parceria”, ressaltou Árpad.
A inauguração da fábrica da Dr. Bata® contou com a presença da diretora científica da Dr. Bata®, Zsófia Bata; diretora de operação, Melinda Váradi; e gerente de produção, Gyula Antal. Do Consulado da Hungria no Brasil, estiveram presentes o cônsul geral Zsuzsanna László; e o cônsul comercial Dániel Rákóczi. Também compareceram o vice-prefeito de Chapecó, Itamar Agnoletto; o diretor de desenvolvimento econômico e diretor de incentivo ao empreendedorismo e turismo de Chapecó, Márcio da Paixão e Luiz Roberto Tillmann, respectivamente; e Nadir Cervelin, ex-diretor de desenvolvimento econômico e turismo de Chapecó.