Casan apresenta plano de investimentos e desafios para comitiva da Suíça
Fotos: CASAN/ Divulgação
Com o objetivo de firmar parcerias para avançar no Sistema de Esgotamento Sanitário de Santa Catarina, representantes da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) receberam na tarde desta segunda-feira (05), uma comitiva liderada pelo Cônsul-Geral da Suíça, Pierre Hagmann. Durante a reunião no auditório da Matriz da Companhia, em Florianópolis, o presidente Edson Moritz fez uma apresentação institucional, incluindo um plano de investimentos para os próximos anos, além de destacar os principais desafios tecnológicos, financeiros, as novas oportunidades e as possibilidades de financiamentos para a Companhia.
O presidente da CASAN destacou que todos os esforços da atual gestão levam em conta o cumprimento do Novo Marco do Saneamento, que determina atendimento de 99% da população com serviços de água potável e ao menos 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033. “Essa reunião foi uma oportunidade de mostrar os valores e objetivos atuais da CASAN. Uma Companhia que está priorizando os investimentos no esgotamento sanitário e buscando parcerias externas para a captação de recursos, novos modelos de negócios e alternativas para cumprir as metas estabelecidas com o Governo do Estado e o compromisso com os catarinenses”, destacou Edson Moritz.
Além do presidente, estiveram presentes representando a CASAN os diretores de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann; e Comercial, Giovani Pickler; além de gerentes, assessores e funcionários da Companhia. Pelo Governo do Estado, participou da reunião o secretário Executivo de Articulação Internacional, Paulinho Bornhausen.
Do lado suíço, acompanharam o Cônsul-Geral, o Cônsul Honorário da Suíça em Florianópolis, Luiz Gonzaga Coelho e o especialista de Infraestrutura do Swiss Business Hub Brasil, Luiz Fernando Nanô. Do setor empresarial, estavam representantes da ABB (automação e eletrificação), Sulzer (fabricação de materiais de bombeamento), Solar Tritec (painéis fotovoltaicos) e GWF/Testari (soluções para saneamento). As empresas apresentaram as atividades que atuam, os serviços e produtos que oferecem com opções de novas tecnologias e a expertise no segmento, buscando avançar em futuras parcerias de acordo com projetos e demandas específicas.
Na visão do Cônsul-Geral Pierre Hagmann, essa foi uma oportunidade de estreitar as trocas de conhecimento e oportunidades no setor de água e saneamento. “A Suíça tem uma expertise desenvolvida no âmbito da gestão de água e esgoto, e nossa função como Governo é fazer essa ponte entre os mercados, com foco em parceiros estratégicos como a CASAN. Já temos empresas que atuam em conjunto para avançar no saneamento e podemos fazer ainda mais”, completou o Cônsul-Geral.
Comitiva em SC
Pela manhã, o embaixador suíço Pietro Lazzeri, que acompanhou a comitiva do país, estiveram com o governador Jorginho Mello e alguns secretários no Centro Administrativo. “Temos hoje uma excelente relação com os suíços e com as empresas desse país que atuam no nosso estado. Vamos agora intensificar essa proximidade destacando as potencialidades de Santa Catarina, como é o caso dos serviços de saneamento”, acrescentou o secretário Executivo de Articulação Internacional, Paulinho Bornhausen.