Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Apoio ao comércio exterior em Santa Catarina e no Sul

Parte II da análise traz iniciativas locais de suporte ao setor

Por Renata Goulart Fernandes

Mestre em Ciências Ambientais, especialista em Gestão de Negócios Internacionais e bacharel em Relações Internacionais

No artigo anterior, conhecemos as entidades e algumas iniciativas federais que apoiam o comércio exterior brasileiro, com foco em disseminar e incentivar a cultura exportadora e prestar orientações e ações de acesso ao mercado.

Entidades como o Inmetro (autarquia federal) e os Correios (empresa pública), conhecidas como órgãos anuentes de apoio ao comércio exterior, também estão disponíveis para dar suporte às empresas exportadoras e importadoras. O Inmetro, por exemplo, oferece informações sobre barreiras técnicas e tarifárias que produtos brasileiros podem encontrar ao acessar outros mercados, por meio do serviço Alerta Exportador. Já os Correios atuam com logística através do “Exporta Fácil” e “Importa Fácil”.

Outro exemplo de autarquia que tem como premissa apoiar micro e pequenas empresas a se tornarem mais competitivas através da internacionalização é o Sebrae. Essa entidade, assim como a Apex, possui iniciativas regionalizadas. Em Santa Catarina, disponibiliza serviços que visam sensibilizar e orientar as empresas nos processos de internacionalização.

O Sebrae, junto à Fiesc, lançou em 2020 o Programa SC + Global. O objetivo é fortalecer a corrente de comércio internacional com o desenvolvimento da competitividade das micro e pequenas empresas de forma sustentável. Através do programa, as interessadas realizam um teste de maturidade e definem um plano de ação, além de terem acesso a orientações. A ação envolve diversos atores parceiros no estado, como a Acate, Acats, Facisc, Faesc, Fampesc, Fiesc, FCDL, Fecomércio e o governo catarinense.

A Fiesc, por sua vez, atua através do Centro Internacional de Negócios (CIN). O foco é na indústria catarinense, com o objetivo de gerar novas oportunidades de negócios. Para isso, são empregados recursos e ferramentas para facilitar o acesso ao mercado externo e consolidar a presença das empresas catarinenses no cenário internacional, como pesquisas, capacitações e organizações de rodadas e missões empresariais, em parceria com a Apex.

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