SAI

sai.sc.gov.br

Balanço de Gestão: ações internacionais potencializam o desenvolvimento de SC

A Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) fechou a gestão do Governo Carlos Moisés com resultados positivos para o Estado. Criou o Guia do Investidor, realizou o SC Day, lançou o Fórum Empresarial InvestSC, auxiliou a chegada de multinacionais ao território catarinense, recepcionou visita de líderes mundiais, esteve presente na COP26, na BTL e no BIF, dentre tantas outras iniciativas que fomentaram o crescimento de Santa Catarina.

“Foi um período muito produtivo para a SAI, em que, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia da Covid-19, criamos novos projetos e trabalhamos ativamente no fomento das relações internacionais, comércio exterior e atração de investimentos; além da formação de novas parcerias, articulando novos acordos e atraindo a atenção dos investidores internacionais para Santa Catarina. De mãos dadas com os demais órgãos do governo estadual, trabalhamos para gerar impactos positivos ao nosso estado”, destacou o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp.

* Atração de Investimentos

Em 2021, a Secretaria lançou o Investor´s Guide (Guia do Investidor), que foi atualizado em 2022, para melhor fornecer informações consistentes às empresas que desejam investir ou reinvestir no Estado. Desenvolvido pela equipe da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, o guia disponibiliza informações possui dados territoriais, econômicos, de competitividade e de cada setor de Santa Catarina, como indústria, agronegócio, portos, entre outros. Também descreve informações sobre o InvestSC e os programas de financiamentos.

Elaborado por meio dos convênios Fiesc, SDE, SCPar e SEF (com apoio e atualizações da SAI), o Investor´s Guide está disponível no site www.sai.sc.gov.br, para solicitação em português, inglês e espanhol. Basta clicar no banner principal em “Clique aqui para receber o Guia do Investidor”, preencher um formulário e receber o documento.

Fórum Empresarial InvestSC

Após o lançamento do InvestSC pelo Governo do Estado – programa de atração de investimentos e incentivos a novos negócios a Santa Catarina –, a SAI promoveu, em abril de 2021, a criação do Fórum Empresarial InvestSC. O objetivo foi reunir representantes do Governo do Estado e uma seleção entre as maiores empresas em faturamento de Santa Catarina em prol do desenvolvimento econômico do Estado pós-pandemia.

Dentre as atuações deste grupo, tem a função de otimizar os processos, atrair investimentos, concentrar informações sobre esses investimentos e projetos dos setores, criando uma única porta (tanto física como on-line) para o empresariado e para o investidor.

Em 2022, o InvestSC alcançou um saldo de mais de R$ 2 bilhões em investimentos e geração de mais de 2 mil empregos diretos. O programa conta com um núcleo interinstitucional, que é coordenado pela SDE e tem a participação da SEF, SEA, SIE, Sema e SAI, além da SCPAR e FIESC.

Implantação do Terminal Gás Sul

Com a articulação da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, foi anunciada pelo governador Carlos Moisés, em maio de 2021, a emissão da Licença Ambiental de Instalação para a implantação do Terminal Gás Sul de regaseificação de gás natural liquefeito na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul. A licença foi emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), habilitando a New Fortress Energy para a chamada pública. Atualmente, a empresa norte-americana avança na construção de seu terminal de regaseificação de GNL e tem previsão de início da operação previsto para o início de 2023.

No empreendimento, estão sendo investidos cerca de US$ 77 milhões, devendo gerar mais de 600 empregos. O resultado confirma a importância do trabalho em conjunto do Governo do Estado, com o apoio da InvestSC, ao cumprir mais uma das suas missões, que é trazer novos negócios e investimentos para o Estado.

Mobilidade elétrica

Em agosto deste ano, o Governo do Estado divulgou o decreto que estabeleceu a criação do Programa Catarinense de Estímulo à Mobilidade Elétrica (Programa SC+ELÉTRICA) e composto de ações que incentivaram a utilização da energia elétrica aplicada à mobilidade. O documento foi resultado do trabalho do governo estadual após participação na Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP26) no final do ano passado, na Escócia.

O governador Carlos Moisés ressaltou a importância para o meio ambiente da utilização de matrizes mais limpas de energia para a redução dos índices de emissão dos gases poluentes. Destacou que este foi um dos compromissos de Santa Catarina reforçados durante a Conferência do Clima, a COP 26, em Glasgow.

Para o secretário da SAI, Fernando Raupp – que integrou a comitiva à Glasgow em 2021 junto com o secretário do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira –, SC é pioneira no Brasil ao estabelecer um programa estadual de mobilidade elétrica. “Este programa impulsionará a indústria catarinense, fomentando empregos e atraindo investimentos internacionais, empresas e oportunidades nesse ramo.”

O Grupo de Trabalho (GT) do Programa SC+ELÉTRICA já lançou dois editais para dar andamento ao programa e é coordenado pela Fapesc, com a participação da SAI e outros representantes do Governo e do setor privado de Santa Catarina.

* Assuntos internacionais

Em maio de 2022, o governador Carlos Moisés apresentou as potencialidades de Santa Catarina para 30 países no SC Day, em Brasília. O chefe do Executivo estadual enfatizou também os números positivos em todas as áreas de governo. Reforçou que, com pouco mais de 1% do território brasileiro, o Estado é gigante em produção e exportação.

Na ocasião, o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, salientou a importância do fortalecimento das relações e a ampliação de oportunidades e disse ter a expectativa de que outros países sigam o exemplo de Portugal, reforçando seus laços econômicos, comerciais, culturais e institucionais com Santa Catarina.

O secretário da SAI, Fernando Raupp, enfatizou que o evento agregou ainda mais desenvolvimento e novas oportunidades com outros países. Segundo ele, SC é um estado forte, industrial, com boa logística, localização privilegiada e mão de obra qualificada; tendo sido eleito o segundo no ranking de competitividade nacional, pelo 5º ano consecutivo. O evento foi promovido pela SAI em parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil. A programação também contou com a apresentação das ações de secretarias de Estado, Sebrae e Fiesc.

Assinatura de memorando com EUA

 

O Governo de Santa Catarina firmou com Embaixada dos Estados Unidos no Brasil um memorando de entendimento para áreas prioritárias: comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação e direitos humanos. Além de melhores práticas na resolução de problemas administrativos e segurança pública, definição de metas, parâmetros, resultados e intercâmbio.

O acordo, trabalhado pela SAI desde agosto de 2020 até alcançar este resultado positivo em 2021, foi firmado entre o governador Carlos Moisés e o embaixador Todd Chapman e tem duração prevista até 31 de dezembro de 2022, podendo ser prorrogado. Neste período, as pastas envolvidas realizam os estudos técnicos sobre cada tópico e, se houver o entendimento recíproco, serão firmados acordos de cooperação específicos para cada projeto.

Relação com a Argentina

O governador Carlos Moisés, acompanhado do secretário de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, recebeu o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, em maio de 2022 e reforçou pautas de interesse mútuo, fortalecendo a relação comercial e de cooperação entre Santa Catarina e o país vizinho, na fronteira seca do Estado. Assuntos ligados à agricultura, ao turismo e à segurança estiveram em debate da reunião em Florianópolis. Dentre as pautas, discutiram a atuação conjunta para produção e avanços na construção da Rota do Milho.

Representantes do Canadá em SC

Representantes do Canadá e da província do Quebec estiveram em Santa Catarina para alinhar oportunidades de cooperação técnica em diversas áreas, como inovação, cultura, negócios e desenvolvimento social no Estado, além de abrir contato para futuras parcerias em eventos e trocas de experiências.

Parceria Brasil-Portugal

O Governo do Estado e a Câmara Brasil-Portugal de Comércio, Indústria e Turismo firmam parceria para estimular negócios entre Portugal e Santa Catarina. A assinatura do documento foi feita em abril de 2022 pelo secretário da SDE, Luciano Buligon, e pelo presidente da Câmara, Jatyr Ranzolin Jr, com a presença do secretário da SAI, Fernando Raupp.

De acordo com o presidente da Câmara, Portugal pode ser uma porta de entrada para o mercado continental, com mais de 500 milhões de habitantes. Também indicou, na ocasião, que empresários que pretendem atuar em Santa Catarina podem ser beneficiados com incentivos governamentais.

Intercâmbio com Japão e Costa Rica 

No início do segundo semestre de 2021, o chefe do Executivo catarinense e a secretária de Assuntos Internacionais à época, Daniella Abreu, receberam o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. O diplomata Yamada disse, no ato, que Santa Catarina é um estado muito importante para o Japão e reforçou o fortalecimento do intercâmbio comercial e cultural.

Em outubro do mesmo ano, o governador Carlos Moisés e o recém-empossado secretário de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, recepcionaram o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz. Na ocasião, o embaixador salientou as semelhanças entre Costa Rica e Santa Catarina, sendo “os dois orientados para o futuro com uma missão voltada ao sustentável, social e econômica”.

Acordos com Israel 

O Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, foi recepcionado pelo secretário da SAI, Fernando Raupp, para visita ao Governo do Estado. Em reunião na Secretaria da Fazenda, com o secretário Paulo Eli, foram tratadas das oportunidades de acordos de cooperação entre Santa Catarina e Israel, tanto na área econômica quanto na área de tecnologia e inovação, a exemplo do programa de reúso de água na agricultura, beneficiando o Estado.

Participação na COP26

O governador Carlos Moisés e os secretários Fernando Raupp (SAI) e Leonardo Ferreira (Sema) participaram, em novembro de 2021, da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, na Escócia. A presença do Estado foi marcada pela apresentação da atuação de Santa Catarina frente a questões climáticas e o reforço do compromisso com as boas práticas ambientais.

O secretário de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, disse que foram dias de trabalho importantes para apresentar o potencial de Santa Catarina, traçar metas a serem atingidas e compartilhar boas experiências que poderão se adaptar às demandas da realidade do Estado.

Santa Catarina na BTL

A Santur e a SAI representaram o Governo de Santa Catarina na 32ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em março de 2022. Em Portugal, a comitiva catarinense cumpriu uma série de agendas de internacionalização para apresentar o destino catarinense e, como consequência, buscar novas oportunidades de negócios.

O Governo de Santa Catarina levou para seu espaço de exposição, na feira, os melhores produtos e serviços turísticos do Estado. O balonismo e os canyons no Sul, as praias do litoral, a gastronomia e cultura de todas as regiões, além dos produtos mais diversos da Serra catarinense.

Estande no BIF

Com um estande virtual e a presença de representantes das secretarias de Assuntos Internacionais (SAI), do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Fazenda (SEF), o Governo do Estado participou e apoiou o maior fórum de investimentos da América Latina, o Brasil Investment Forum (BIF), que aconteceu no mês de junho de 2022, em São Paulo. Na ocasião, o governo catarinense apresentou as potencialidades de setores da economia do Estado a empresários brasileiros e estrangeiros com interesse em investir no Estado e prospectou novas rodadas de negócios futuros.

Paralelamente, o Governo do esteve, de forma presencial no evento, sendo representado pelo secretário Fernando Raupp (SAI) e pela secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncalio, a qual foi painelista no evento e falou sobre a experiência de Santa Catarina com o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). Contou que o Estado foi convidado por ser exemplo de boa prática do modelo que vem sendo desenvolvido em Santa Catarina de parceria e concessões, especialmente sobre as garantias oferecidas aos que querem investir no Estado.

Meeting Comex 2022 

Os secretários Fernando Raupp (SAI), Jorge Eduardo Tasca (SEA) e Thiago Vieira (SIE) participaram junto com o governador Carlos Moisés da abertura da 9ª edição do Meeting Comex 2022, consolidado como principal evento de comércio exterior da região Sul do Brasil.

Na ocasião, Moisés destacou os avanços da atual gestão do Executivo estadual. Enfatizou os números positivos em todas as áreas do Governo e os indicadores da retomada do movimento econômico do Estado. Reforçou que a marca da atual gestão é o municipalismo: contemplar a todos, de maneira igualitária, independentemente de bandeiras partidárias. Relatou que o Governo do Estado vem fazendo investimentos históricos, e com recursos próprios, sem financiamentos, frutos das economias e revisão de contratos. Citou ainda o Plano 1000, que aplicará nos próximos cinco anos R$ 7,3 bilhões nos municípios.

Comércio exterior

O comércio internacional fechou em alta em Santa Catarina. Com US$ 10,29 bilhões em exportações e US$ 24,92 bilhões em importações, em 2021, o Estado registrou crescimento e atingiu os maiores valores da série histórica nos dois tipos de operação do comércio internacional. Em relação ao ano anterior, as exportações aumentaram 26,6% e as importações subiram 54,9%. Os dados são do Ministério da Economia.

Com um crescimento de quase 44%, os Estados Unidos voltaram a ser o principal destino das exportações catarinenses. A China permanece como principal mercado fornecedor, com US$ 9,36 bilhões, um aumento de 54,4% em relação a 2019. O Chile, segundo colocado na lista, cresceu 68% e forneceu US$ 2 bilhões em mercadorias para SC, sendo a primeira vez que outro país além da China ultrapassou essa marca.

Parcerias de comunicação

Para mostrar o potencial internacional de Santa Catarina, atraindo mais investimentos ao Estado, a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais também investiu na sua comunicação. Dentre as muitas ações, fez uma parceria com as multinacionais sediadas em território catarinense e passou a divulgar vídeos em que empresas contam os motivos que as fizeram escolher Santa Catarina para se instalarem. Sob a temática “Por que investir em Santa Catarina”, empresas como BMW Group, General Motors, Hyosung do Brasil, Nidec Global Appliance, Gomes da Costa, Grupo Perini, Azimut Yachts, Plasson, Macnica DHW já participaram desta ação. Confira aqui alguns desses vídeos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.