Em reunião com o Consulado do Uruguai, Governo do Estado apresenta detalhes da temporada de verão em Santa Catarina

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) realizaram, nesta quinta-feira (16), uma reunião com a cônsul geral do Uruguai em Florianópolis, Tamara Guridi, para a discussão sobre a temporada de verão em Santa Catarina.

Tradicional destino de férias dos uruguaios, o estado catarinense se prepara para receber um alto fluxo de turistas nesta temporada, muito em virtude da retomada do setor diante da pandemia. A conversa ocorreu de forma virtual e assuntos como o contexto sanitário, fronteiras, pedágios e a Operação Verão foram abordados.

“Montamos uma verdadeira força-tarefa para atender os turistas e a população catarinense durante a temporada. E é muito importante esse tipo de conversa e aproximação com os consulados para esclarecer e tirar dúvidas. Estamos aqui para dar o maior apoio possível aos turistas que chegarão a Santa Catarina”, disse o presidente da Santur, Renê Meneses.

De acordo com o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, o Estado está preparado para receber o turista uruguaio, seguindo os devidos cuidados e normas determinadas pelo Ministério das Relações Exteriores para que os turistas estrangeiros entrem no Brasil. “Além disso, a SAI se coloca à disposição do Consulado do Uruguaio para auxiliar, no que for necessário, para apoiar a operação Verão Seguro. Desse modo, teremos a retomada da vinda de turistas uruguaios com maior segurança.”

Por fim, a cônsul agradeceu a reunião e compreendeu o esforço do Governo de Santa Catarina em receber e garantir a segurança, em diferentes aspectos, para os uruguaios que estiverem em solo catarinense nos próximos meses.

“Esse intercâmbio é muito importante para nós, pois precisamos atuar juntos e conectados para esclarecer qualquer problema. Foram informações muito valiosas que recebemos e poderemos repassar aos nossos viajantes. Sem dúvida, a população uruguaia irá em grande número para Santa Catarina, e eu só tenho a agradecer ao apoio do Governo do Estado. Não tenho dúvidas que a temporada vai ser um sucesso”, destacou a cônsul.

Nos próximos dias, a cônsul encaminhará para a Santur e para a SAI os documentos que identificam de forma oficial os comprovantes de vacinação da população uruguaia. Vale lembrar que, para entrar no Brasil, é preciso apresentar o comprovante de vacinação ou teste antígeno ou de RT-PCR realizado com até 72h de antecedência à entrada em território brasileiro.

Texto: Renan Koerich/ Santur