Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Fórum Invest SC define prioridades em agenda público/privada

A segunda reunião Fórum Empresarial Invest SC ocorreu via webconferência, nesta terça-feira (4), com as presenças dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ricardo de Gouvêa; da Fazenda, Rogério Macanhão; da Infraestrutura, Leodegar Tiscoski; de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu; presidente da SCPar, Ricardo Moritz; presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos; diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Fiates; e representantes das 30 maiores empresas do Estado. Na ocasião, foram definidas estratégias de trabalho e pautas prioritárias do Fórum.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ricardo de Gouvêa, o Governo do Estado, por meio do Fórum Invest SC, tem se posicionado de forma a ouvir as demandas das empresas (sediadas e que querem se instalar no Estado) e apoiá-las para que se possa colocar Santa Catarina em uma posição de destaque no cenário nacional e internacional.

Dentre as principais demandas, estavam melhorias na infraestrutura de logística, programas de capacitação e ampliação da interlocução com o Governo Federal. Um dos tópicos da WEG, apresentada ao Governo do Estado, foi o apoio à construção de uma agenda comum voltada à produtividade do chão de fábrica catarinense, com políticas de estímulo com recursos para inovação, transformação digital das empresas, treinamento e capacitação de mão de obra. “Nós já estamos aplicando essas soluções dentro da WEG e gostaríamos de sugerir programas conjuntos para levar essa realidade para todo o Estado, visando principalmente as médias e pequenas empresas que precisam deste salto de produtividade.”

A secretária executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, lembrou que uma parceria com a Fiesc foi alinhada na reunião passada do Fórum Invest SC para o início da atuação conjunta no projeto Travessia – que tem o objetivo de mobilizar a sociedade na recuperação da economia pós-pandemia. Segundo ela, para se trazer mais empresas e investimentos, é preciso atender primeiramente as empresas que já estão no Estado, tanto na área de tecnologia e digitalização como nos serviços qualificados.

Outra demandas foram: da empresa Whirlpool, que sugeriu a articulação junto ao Governo Federal para a abertura de mercado via acordos comerciais e não via redução unilateral da TEC; e da Aurora Alimentos, solicitando a identificação de investimentos públicos, previstos nos planos anuais e plurianuais – nas esferas governamentais federal e estadual – que possam orientar, motivar e apoiar a iniciativa privada a também definir seus futuros investimentos, permitindo articulações junto às representações políticas.

Invest SC

O Invest SC é o programa para atração de investimentos e incentivos à novos negócios para ampliação ou instalação em Santa Catarina. Recriado em 8 de fevereiro de 2021, funciona a partir de um núcleo interinstitucional presidido pelo secretário pela SDE. Fazem parte do programa os secretários e presidentes da SAI, SEF, Sema, SEA, SIE, SCPar, IMA e Fiesc.