Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Governador debate parcerias entre Santa Catarina e Portugal com o embaixador lusitano

O governador Carlos Moisés recebeu o embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos, para uma agenda institucional na Casa d´Agronômica na tarde desta quinta-feira, 31. O encontro, de aproximadamente uma hora, teve como enfoque o estreitamento dos laços entre o estado catarinense e país lusitano.

“Santa Catarina e Portugal já possuem profundos laços, até por conta da nossa colonização com forte influência açoriana. A conversa com o embaixador foi muito produtiva e alinhamos uma série de questões que podem gerar bons frutos no futuro”, relatou o governador após o encontro.

O embaixador português convidou Carlos Moisés para um evento na embaixada portuguesa em Brasília e se colocou à disposição para ajudar na organização de eventos em alusão aos 200 anos da independência do Brasil, comemorados em 7 de setembro deste ano. Esta é a primeira visita oficial de Ramos a Santa Catarina. Ele se disse muito impressionado com o dinamismo econômico catarinense e elencou similaridades com a sua nação de origem.

“Portugal e Santa Catarina têm muito em comum. Ambos são modernos e competitivos. Tivemos uma conversa interessantíssima com o governador Carlos Moisés, em que falamos de possibilidades de estreitamento das relações, que já são muito boas, nas áreas institucional, econômica e cultural”, disse o embaixador.

Sobre a possibilidade de um voo direto entre Florianópolis e Lisboa operado pela TAP, o embaixador relatou que a empresa analisará os dados de demanda para verificar a viabilidade da rota. A visita de Ramos está sendo coordenada pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, por meio do secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, com o auxílio do Vice Consulado de Portugal em Curitiba.

Ainda durante o encontro com o governador, o embaixador recebeu relatos dos secretários de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, Saúde, André Motta Ribeiro, Infraestrutura, Thiago Vieira, Administração, Jorge Tasca, e do presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edson Lemos, sobre as ações em andamento no âmbito do Executivo estadual. Também participaram do encontro o presidente da Santur, Renê Meneses, e o deputado estadual Onir Mocellin.