Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Governo do Estado entrega licença ambiental que vai permitir a entrada de navios maiores no Porto de Navegantes

O governador Jorginho Mello entregou nesta terça-feira, 31, a licença ambiental da ampliação do cais do porto administrado pela Portonave, na cidade de Navegantes. O segundo maior movimentador de contêineres do Brasil e líder da região Sul, agora se prepara para receber navios maiores. O investimento, segundo a empresa, será de R$ 1 bilhão para o período de 2023 até 2025. O objetivo é preparar o Terminal para recebimento de navios de 400 metros de comprimento. Atualmente, podem ser recebidos navios com até 350 metros de comprimento, e 48 de boca (largura).

Jorginho destacou a importância do Porto para a economia de Santa Catarina. “Esse é um novo momento para que a gente possa ajudar o setor portuário. O Estado tem que ser um facilitador e com isso a empresa gera mais emprego, mais arrecadação e, claro, cumprindo as exigências ambientais.”

Segundo o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, poder receber navios maiores na Portonave trará maior capacidade e competitividade internacional ao Estado como um todo. “Isso significa mais cargas, cargas mais baratas e um reflexo em cadeia que chega até na casa de cada catarinense. É esse efeito em cadeia que queremos obter em cada ação.”

O empreendimento chegou a ter a Licença Ambiental de Instalação (LAI) liberada para as obras do cais em julho de 2021, porém houve uma nova solicitação em julho de 2022 por conta da mudança do projeto e alterações de metodologia de execução do plano. A nova licença permite a continuidade das obras de acordo com a alteração.

A presidente do Instituto do Meio Ambiente, Sheila Meirelles, ressaltou que todas as etapas foram cumpridas pela empresa que administra o terminal portuário. “A licença certifica o cumprimento das exigências ambientais para que a Portonave possa dar prosseguimento ao projeto de execução das obras do cais, fundamental para modernizar os berços de atracação do terminal portuário, além de representar mais um passo do nosso estado rumo ao desenvolvimento social, econômico e sustentável”, destacou a presidente do IMA.

De acordo com o diretor superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, o licenciamento concedido pelo IMA vai garantir a continuidade da obra, que é tão importante para a cidade de Navegantes e para a economia de Santa Catarina.

Com preparo de início no segundo semestre de 2023, os trabalhos serão realizados em duas fases, sendo no lado leste e oeste do cais, respectivamente. A previsão é gerar 500 novas vagas de empregos pelos próximos três anos. O projeto tem duração de 38 meses e meio, com um período inicial de nove meses e meio para mobilização, projeto e obras preliminares. Outros 27 meses de obras de construção no cais e dois meses finais para a entrega e encerramento do projeto. Ao longo do período, as operações serão mantidas com adequações de atracação nos berços, de forma a atender todas as embarcações.

Também participaram da cerimônia a vice-governadora, Marilisa Boehm; o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Euclides Grando; além de autoridades locais.

Texto: Secom
Foto: Eduardo Valente/Secom