Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Governo do Estado participa de feira internacional de negócios em Florianópolis

As discussões da primeira edição nacional da FIN Business Forum mostraram que o futuro do comércio internacional será marcado pela inovação e pelo compromisso com a sustentabilidade ambiental. Durante os dois dias de atividades da Feira, que ocorreram na última quarta (11) e quinta-feira (12), representantes de 16 países e mais de 30 expositores estiveram em Florianópolis. Dentre os participantes do Governo do Estado, o secretário executivo de Assuntos Internacionais (SAI), Fernando Raupp, representando o governador Carlos Moisés; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen; e o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Jairo Sartoretto.

“O recado foi dado: precisamos criar e pensar produtos e serviços de forma global, comprometidos com as futuras gerações. Não basta gerar negócios, é preciso impactar para transformar positivamente o país, a cidade, a localidade”, afirmou o organizador da Feira e presidente da Câmara de Comércio Indústria e Turismo Brasil-Portugal SC, Jatyr Ranzolin Júnior.

Em sua apresentação, o secretário Fernando Raupp, falou da importância de eventos como o FIN Business Forum, que mostram ainda mais Santa Catarina para o mundo. “Somos um estado pronto para negócios, tanto nacionais quanto internacionais. Temos uma indústria bem vocacionada, um capital humano bem qualificado em todas as áreas de atuação. E o FIN Business Forum será mais uma oportunidade para mostrar toda a competência e competitividade de Santa Catarina.”

Já o presidente da Fapesc contou sobre o processo de inclusão de um espaço de governo em um evento deste porte e sua relevância para o Estado. “Tivemos aqui a responsabilidade de fomentar o ecossistema e mostrar o que a Fapesc tem feito para mudar esta realidade”, reforçou Holthausen. O evento tem apoio institucionalmente da Fundação e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, tendo participado com dois estandes no local.

O secretário da SDE, Jairo Sartoretto, destacou os números do Estado, dentre eles o de que Santa Catarina se mantém como o segundo mais competitivo do país, por cinco anos consecutivos, no Ranking de Competitividade dos Estados. “Somos reconhecidos por nosso DNA inovador e pelos altos índices de empregabilidade. Temos muito interesse em novos negócios que incentivem e impulsionam a economia e este evento cumpre perfeitamente este papel.”

Um dos negócios apresentados no FIN Business foi o sistema Effatha Agro, que promove via satélite estímulos nutricionais para as plantas, aumentando a produção da lavoura de grãos em até 40%. A tecnologia consiste no estímulo da vibração dos átomos de carbono, nitrogênio e potássio da planta, sem qualquer impacto ambiental. “Hoje, 35% das pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos sem agrotóxicos. Além de produzir mais, a inovação gera valor agregado para o agricultor, que ganha competitividade internacional pela preservação ambiental, podendo ser revertido em créditos de carbono, que é altamente valorizado por países desenvolvidos”, explicou o CEO da Skoin, Marcelo Ferreira, empresa Norte Americana que utiliza a tecnologia Effatha.

A organização estimou a presença de 3,5 mil visitantes no evento, com representantes de 16 países de quatro continentes que mostraram e conheceram as oportunidades de negócios em áreas como smart cities, turismo, agricultura, pecuária, tecnologia e indústria.

A FIN Business Forum é um evento de networking global com o objetivo de estabelecer uma interação e cooperação internacionais. Faz parte de um projeto maior promovido pela Associação de Jovens Empresários Portugal – China (AJEPC) chamado “3 Eventos, 3 Continentes em Português” – além do encontro de Florianópolis, será realizado na Europa (na cidade de Porto, em Portugal, em junho) e na Ásia (na cidade de Macau, na China, em outubro).

Com informações da Fapesc
Foto: Julio Cavalheiro/Secom