SAI

sai.sc.gov.br

Governo do Estado recebe embaixador da Argentina e reforça pauta de parcerias com Santa Catarina

O governador Carlos Moisés recebeu nesta terça-feira, 10, o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, e reforçou pautas de interesse mútuo, fortalecendo a relação comercial e de cooperação entre Santa Catarina e o país vizinho, na fronteira seca do Estado. Assuntos ligados à agricultura, ao turismo e à segurança, estiveram em debate na reunião que ocorreu na Casa d’Agronômica.

O chefe do Executivo estadual, acompanhado do secretário de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, destacou a forte parceria com a Argentina e apresentou números que demonstram a força de Santa Catarina no processo de retomada econômica pós-pandemia.

“Enfrentamos esse duro período cuidando de vidas e da economia. Temos – reconhecido por organismos independentes – o melhor trabalho de enfrentamento da pandemia com a menor taxa de letalidade do país e o somos o estado com a menor taxa de desemprego. Isso prova que fizemos o certo e temos um ambiente totalmente favorável para reforçarmos as parcerias que já temos com a Argentina e avançarmos em novas oportunidades”, afirma o governador.

Entre as pautas da agricultura, Santa Catarina e Argentina discutiram a atuação conjunta para produção e avanços na construção da Rota do Milho. “Santa Catarina tem expertise na produção e pode colaborar muito com a Argentina, neste sentido”, pontua o secretário de Estado de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto.

Imediatamente, o embaixador afirmou que o assunto será levado adiante ao governador de Missiones, região apontada como uma das mais importantes para as parcerias nesta área. Carlos Moisés acrescentou que as cooperativas catarinenses que têm destacada contribuição ao setor também devem participar das discussões.

Na reunião, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizzoni, fez um agradecimento às forças de segurança argentinas pelo empenho às buscas da aeronave catarinense que desapareceu no país, em abril. Por fim, o presidente da Santur, Henrique Maciel, enalteceu o trabalho de Santa Catarina na área do Turismo e reforçou que os argentinos são sempre bem-vindos ao estado para apreciar as belezas naturais e a qualidade das ações na área da preservação ambiental.

“O Turismo nos une de uma maneira muito amistosa e vocês estão de parabéns pelo trabalho que desenvolvem nesta área”, pontua o embaixador Scioli.

Texto: Francieli Dalpiaz/Secom
Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.