Governo recebe comitiva dos Açores em início das comemorações aos 275 anos da chegada das primeiras famílias ao litoral catarinense

Santa Catarina comemora os 275 anos da chegada dos primeiros casais açorianos no Estado em 2023. E para o início das comemorações, o governador Carlos Moisés e o secretário executivo de Assuntos Internacionais (SAI), Fernando Raupp, recepcionaram, na segunda-feira (28), a comitiva do Governo de Açores. O encontro ocorreu após o lançamento do “Projeto Viva Açores, conhecer é viver!”, no Palácio Cruz e Souza. O projeto histórico e cultural foi idealizado e desenvolvido pelo Grupo ND.

O chefe do Executivo estadual destacou a importância dos açorianos na contribuição para o desenvolvimento social e cultural de Santa Catarina. Disse que o momento é de comemoração e de estreitar os laços da relação histórica e fraternal existente entre as regiões. Também parabenizou o projeto do Grupo ND que valoriza ainda mais a cultura açoriana.

“É extremamente oportuno recebê-los em Santa Catarina. Precisamos ter orgulho das nossas origens e agora temos mais uma grande oportunidade. O projeto se inicia com muita força, apresenta nosso estado, e mostra que nós temos a preservação da cultura, a arquitetura, os costumes açorianos e tudo o que herdamos dos nossos antepassados, dos que vieram desbravar o litoral catarinense e que merecem todo nosso reconhecimento. O Governo do Estado caminha lado a lado com este projeto que vai auxiliar ainda na troca de experiências e ao mesmo tempo visitas mútuas incentivando o turismo”, disse o governador.

O secretário Fernando Raupp, destacou que devido à colonização e à forte tradição açoriana em Santa Catarina é muito importante o fortalecimento, cada vez mais, dessa relação, tanto no turismo quanto na cultura. “E podemos intensificar ainda a nossa parceria econômica, seja com a possiblidade de fazermos intercâmbios de produtos açorianos para o Estado como produtor catarinenses para os Açores.”

Representando o presidente do Governo dos Açores, o secretário regional da Agricultura, Antônio Ventura, destacou que a recepção do governador Carlos Moisés, assim como o projeto do Grupo ND, são grandes reconhecimentos que fortalecem ainda mais as relações entre as regiões. “Para nós é uma honra, muito nos orgulha. A partir de agora, Santa Catarina e Açores estão ainda mais unidos. O projeto tem impacto não só aqui, mas também na nossa região. É um resgate histórico importante, que não traz apenas o passado, mas também projeta o futuro em termos de intercâmbios e outras parcerias.”

Os visitantes foram homenageados com a modinha, gênero musical trazido pelos portugueses na colonização do Brasil. As canções foram interpretadas pelo pianista Alexandre Dietrich e pela cantora Cláudia Ondrusek, ambos catarinenses.

Acompanharam o encontro o presidente da Alesc, Moacir Sopelsa, os secretários de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca; da Comunicação, João Cavallazzi; de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp; presidentes da Fundação Catarinense de Cultura e da Santur, Edson Lemos e Rene Ernesto Meneses Nunes; presidente Executivo do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli; diretor de Arte e Cultura da FCC, Luiz Ekke Moukarzel; diretor regional das comunidades açorianas, José Maria de Medeiros Andrade; coordenador do Centro do Protocolo e Relações Públicas da Presidência do Governo, Pedro Lima Pereira; presidente da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul, Sérgio Luiz Ferreira, e Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Rio Grande do Sul, Willian Agostinho Marques; prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, entre de outras autoridades.

Projeto Viva Açores, conhecer é viver!

O lançamento do projeto ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Palácio Cruz e Souza. O projeto Viva Açores, conhecer é viver! estará presente em todas as plataformas do Grupo ND – televisão, portal de notícias na internet, revistas e jornal impresso – com ampla produção de conteúdos exclusivos a partir de abril deste ano até janeiro de 2023. O projeto tem a curadoria da professora e escritora Lélia Pereira Nunes.

Um dos principais objetivos do projeto é mostrar e aproximar os Açores de Santa Catarina, despertando o intercâmbio cultural e a prospecção de investimentos bilaterais. Equipes de jornalismo do Grupo ND vão percorrer e mostrar a vida no arquipélago, seu valor histórico e seu potencial econômico, turístico e cultural.