Invest SC inspira programa de atração de investimento de Criciúma

Após tratativas com a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI), a Prefeitura de Criciúma firmou, nesta semana, parceria com o Governo do Estado para lançar o Invest Criciúma. O programa seguirá os mesmos moldes do Invest SC, com o intuito de fomentar a economia local, buscando atrair investimentos internacionais para a região.

“É muito importante que os entes municipais se organizem para identificar suas vocações e oportunidades de investimento. Esse alinhamento é necessário para que possamos trabalhar juntos para atrair investimentos relevantes à Santa Catarina”, destacou a secretária da SAI, Daniella Abreu.

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Criciúma, Aldinei Potelecki, esta ação “coloca o município, que fica em um local estratégico – próximo de praias, serra e universidades e com toda uma infraestrutura –, à disposição para atrair investidores internacionais”.

O próximo passo para a implantação do Invest Criciúma, segundo o diretor Aldinei Potelecki, é concluir alguns estudos que darão base para o funcionamento do projeto. “Em conjunto com o Sebrae, estamos desenvolvendo dois programas: o Levantamento de Oportunidades e o Place Branding. Essas iniciativas vão dar total apoio para apresentarmos muito bem Criciúma para o exterior.”

Atração de investimentos

O Invest SC é o programa do Governo do Estado para atrair investimentos e incentivos a novos negócios a Santa Catarina. Para a sua atuação, conta com um Núcleo Interinstitucional, que tem como atribuições “acompanhar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa; propor políticas para o desenvolvimento econômico regional, com ações que atraiam, facilitem e informem investidores privados, nacionais e estrangeiros, sobre as possibilidades oferecidas em Santa Catarina; propor diretrizes para atração de investimentos e incentivos a novos negócios e supervisionar e orientar as atividades do grupo de trabalho do Invest SC”.

Operacionalização do programa

O grupo de trabalho GT Invest SC é responsável por executar as atividades que incentivem os investimentos para as regiões com menor IDH no Estado, além de identificar fontes de financiamento para investimentos e setores/investidores potenciais. Também propõe a criação de bancos de oportunidades para investidores; auxilia na criação e manutenção de mecanismos que disponibilizem informações sobre setores e negócios estratégicos no Estado; acompanha o investidor na análise de viabilidade, na decisão de investir, estabelecer e manter negócios; e facilita os investimentos mediante a concentração de serviços num só Iugar. O grupo ainda acompanha tanto as etapas de concretização dos negócios quanto a instalação das empresas e sugere a execução de missões comerciais, feiras, roadshows e encontros de negócios.

Composição

Presidido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o Núcleo Interinstitucional conta com a participação de representantes das secretarias da Fazenda (SEF), da Administração (SEA), do Meio Ambiente (SEMA), da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), de Assuntos Internacionais (SAI); da SC Participações e Parcerias S.A. (SCPAR) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).