InvestSC completa um ano com a atração de mais de R$ 2 bilhões em investimentos

Atrair investidores e novos negócios para Santa Catarina são os objetivos do programa InvestSC, que neste mês completa um ano com um saldo de mais de R$ 2 bilhões em investimentos e geração de mais de 2.000 empregos diretos. Instituído pelo Governo de Santa Catarina, pelo decreto 1.141 de 9 de fevereiro de 2021, o programa viabilizou 40 atendimentos sob o comando da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

“Há um ano criamos esse programa justamente com essa intenção: atrair capital e criar ainda mais oportunidades para os catarinenses. O InvestSC faz com que Santa Catarina cresça ainda mais do que já vem crescendo e gere mais desenvolvimento para todos”, destaca o governador Carlos Moisés.

“Assumimos no ano passado com muito otimismo esse desafio que tem contribuído significativamente para o crescimento do estado, com a atração de novos negócios, a exemplo da fábrica da Nestlé Purina que trouxe um investimento bilionário para o Estado. Santa Catarina tem apresentado números incríveis na economia e, temos a oportunidade de avançar ainda mais, em 2022 pelo programa InvestSC. É parte fundamental neste processo de avanço econômico”, afirma o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

O programa conta com um núcleo interinstitucional, que tem a participação das secretarias de Estado da Fazenda, da Administração, da Infraestrutura e Mobilidade, secretarias Executiva da Executiva do Meio Ambiente, de Assuntos Internacionais, além da SCPAR e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Como funciona

O Programa para Atração de Investimentos e Incentivos a Novos Negócios para o Estado de Santa Catarina (InvestSC) possui como atribuições propor políticas para o desenvolvimento econômico regional, com ações que atraiam e facilitem investidores, nacionais e estrangeiros. O programa ainda informa sobre as possibilidades oferecidas pelo Estado, além de propor diretrizes para atração de investimentos e incentivos a novos negócios em Santa Catarina.

Ao longo de 2021, foram feitos encontros periódicos, por meio do Fórum InvestSC, que reúne membros dos órgãos e empresários representantes das maiores empresas do estado. O objetivo é discutir demandas, prioridades e oportunidades para o crescimento do Estado, como qualificação de mão de obra, investimentos em infraestrutura, prioridades na retomada econômica e outras questões para o desenvolvimento de Santa Catarina.

SAI lançou Guia do Investidor para auxiliar estrangeiros

Logo após a instituição do programa no ano passado, a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) lançou o Investor´s Guide (Guia do Investidor) para servir de subsídio aos investidores nacionais e internacionais que busquem informações pertinentes sobre Santa Catarina, integrando uma das ações do Programa de Atração de Investimentos e Incentivos a Novos Negócios para o Estado, InvestSC. O guia foi elaborado por meio dos convênios Fiesc/SDE, SCPar e SEF (com apoio e atualizações da SAI), e possui dados territoriais, econômicos, de competitividade e de cada setor de Santa Catarina. Descreve, ainda, informações sobre o InvestSC e os programas de financiamentos.

“A SAI encampou essa ideia principalmente para mostrar ao público internacional que Santa Catarina está muito preparada, sendo considerado o melhor estado do Brasil para se investir, conforme foi pontuado recentemente pelo Banco do Brasil sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública”, destacou o secretário de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp.

Segundo ele, com o apoio do Guia do Investidor, as empresas são direcionadas ao programa InvestSC, que é a porta de entrada do governo estadual, oferecendo a ajuda necessária para que sejam guiados de forma correta, com menos dificuldades e burocracias.

Nestlé Purina e o InvestSC

No final do ano de 2021, um dos grandes anúncios de investimentos em Santa Catarina, a construção de uma unidade da Nestlé Purina, foi realizado por meio do Programa. O apoio do Estado à instalação da unidade industrial se deu no contexto do InvestSC. De acordo com os executivos da empresa, a escolha por Santa Catarina foi por causa das vantagens competitivas como a proximidade dos fornecedores, a força portuária e o apoio recebido pelo Governo do Estado.

Texto: jornalista Pablo Mingoti/SDE