Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Lançamento do Guia do Investidor e promoção de ações internacionais potencializam o desenvolvimento de Santa Catarina em 2021

A Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) fechou 2021 com resultados positivos. Criou o Guia do Investidor, lançou o Fórum Empresarial InvestSC, auxiliou a chegada de multinacionais ao Estado, recepcionou visita de líderes mundiais, esteve presente na COP26, dentre tantas outras iniciativas que fomentaram o crescimento de Santa Catarina em período de recuperação pós-pandêmico, acarretando, inclusive, o reconhecimento do Centro de Liderança Pública (CLP) Brasil como “Destaque Internacional” do Prêmio de Competitividade dos Estados, recebido pessoalmente, em São Paulo, pelo governador Carlos Moisés em nome do Governo de SC. Essa conquista se deve ao fato de ser o estado com mais indicadores acima da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Foi um ano muito produtivo para a SAI, apesar dos efeitos da pandemia. Criamos novos projetos e conseguimos trabalhar ativamente no fomento das relações internacionais, comércio exterior e atração de investimentos, além da formação de novas parcerias, trocando experiências, articulando novos acordos e atraindo a atenção dos investidores internacionais para Santa Catarina. Juntamente com os demais órgãos do governo estadual, trabalhamos para gerar impactos positivos para o nosso estado”, destacou o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp.

Atração de Investimentos

No mês de março, a Secretaria lançou o Investor´s Guide (Guia do Investidor). Desenvolvido pela equipe da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, o guia disponibiliza informações a empresários que desejam investir no Estado. Elaborado por meio dos convênios Fiesc/SDE, SCPar e SEF (com apoio e atualizações da SAI), possui ainda dados territoriais, econômicos, de competitividade e de cada setor de Santa Catarina, como indústria, agronegócio, portos, entre outros. Também descreve informações sobre o InvestSC e os programas de financiamentos.

O Investor´s Guide está disponível no site www.sai.sc.gov.br, para solicitação em português, inglês e espanhol. Basta clicar no banner principal em “Clique aqui para receber o Guia do Investidor”, preencher um formulário e receber o documento.

Fórum Empresarial InvestSC

Dois meses após o lançamento do InvestSC pelo Governo do Estado – programa de atração de investimentos e incentivos a novos negócios a Santa Catarina –, a SAI ajudou a promover, em abril, a criação do Fórum Empresarial InvestSC. Teve como objetivo reunir representantes do Governo do Estado com uma seleção entre as maiores empresas em faturamento de Santa Catarina em prol do desenvolvimento econômico do Estado pós-pandemia.

Dentre as atuações deste grupo, tem a função de otimizar os processos, atrair investimentos, concentrar informações sobre esses investimentos e projetos dos setores, criando uma única porta (tanto física como on-line) para o empresariado e para o investidor, atendendo as suas demandas.

 “O que vocês estão promovendo hoje é uma abertura bastante organizada e daremos total apoio para alimentar o fórum”, disse o diretor de Estratégias Corporativas da WEG, Daniel Godinho, na primeira reunião do Fórum. Já o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Mário Aguiar, afirmou que essa proximidade é fundamental e a que “a Fiesc está à disposição para discutir as grandes causas para Santa Catarina”.

Implantação do Terminal Gás Sul

Com a articulação da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, foi anunciada pelo governador Carlos Moisés, em maio, a emissão da Licença Ambiental de Instalação para a implantação do Terminal Gás Sul de regaseificação de gás natural liquefeito na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul. A licença ambiental foi emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). Esta etapa habilitou a New Fortress Energy para a chamada pública.

No empreendimento, serão investidos cerca de US$ 77 milhões e gerados mais de 600 empregos durante sua implantação. O resultado confirma a importância do trabalho em conjunto do Governo do Estado, com o apoio da InvestSC, ao cumprir mais uma das suas missões, que é trazer novos negócios para o Estado.

Assuntos internacionais

Em junho deste ano, o Governo de Santa Catarina firmou com Embaixada dos Estados Unidos no Brasil um memorando de entendimento para áreas prioritárias: comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação e direitos humanos. Além de melhores práticas na resolução de problemas administrativos e segurança pública, definição de metas, parâmetros, resultados e intercâmbio.

O acordo, trabalhado pela SAI desde agosto de 2020 até alcançar este resultado positivo, foi firmado entre o governador Carlos Moisés e o embaixador Todd Chapman e tem duração prevista até 31 de dezembro de 2022, podendo ser prorrogado. Neste período, as pastas envolvidas realizarão os estudos técnicos sobre cada tópico e, se houver o entendimento recíproco, serão firmados acordos de cooperação específicos para cada projeto.

No segundo semestre de 2021, o chefe do Executivo catarinense recebeu ainda o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e também o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz. Nos encontros, Moisés apresentou dados sobre o Estado, além de destacar a importância do fortalecimento das relações governamentais e a ampliação de oportunidades entre as nações. O diplomata Yamada disse que SC é um estado muito importante para o Japão e reforçou o fortalecimento do intercâmbio comercial e cultural. Já Ortiz salientou as semelhanças entre Costa Rica e Santa Catarina, sendo “os dois orientados para o futuro com uma missão voltada ao sustentável, social e econômica”.

Participação na COP26

Para finalizar 2021, o governador Carlos Moisés e os secretários Fernando Raupp (SAI) e Leonardo Ferreira (Sema) participaram, em novembro, da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, na Escócia. A presença do Estado foi marcada pela apresentação da atuação de Santa Catarina frente às questões climáticas, o reforço do compromisso com as boas práticas ambientais e pelo discurso firme do chefe do Executivo catarinense – no debate com líderes de todo o mundo – cobrando esforço coletivo das autoridades na recuperação de passivos ambientais deixados pela exploração de matrizes energéticas por potências econômicas mundiais, como ocorre em SC, envolvendo o início das atividades carboníferas, no Sul do Estado.

O secretário de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, disse que foram dias de trabalho importantes para apresentar o potencial de Santa Catarina, traçar metas a serem atingidas nos próximos anos e compartilhar boas experiências que poderão se adaptar às demandas da realidade de Santa Catarina. “Em 2022, continuaremos nossos esforços, trocando ainda mais conhecimentos, melhorando diálogos e ampliando oportunidades de negócios.”

Parceria de comunicação

Para mostrar o potencial internacional de Santa Catarina, atraindo mais investimentos ao Estado, a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais também investe na sua comunicação. Desde março de 2021, fez uma parceria com as multinacionais sediadas em território catarinense e passou a divulgar vídeos em que empresas contam os motivos que as fizeram escolher Santa Catarina para se instalarem. Sob a temática “Por que investir em Santa Catarina”, empresas como BMW Group, General Motors, Hyosung do Brasil, Nidec Global Appliance, Gomes da Costa, Grupo Perini, Azimut Yachts, Plasson, Macnica DHW já participaram desta ação. E, para 2022, o foco da campanha será “Por que exportar de Santa Catarina”. Para esta, empresas interessadas podem entrar em contato com a SAI pelo e-mail ascom@sai.sc.gov.br. Confira aqui alguns desses vídeos!