Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

O que a economia do mar de Santa Catarina e Reino Unido têm em comum?

Por Laura Martucci
Analista de Transição de Petróleo e Gás e Indústrias Marítimas do Consulado Britânico Geral no RJ

Santa Catarina possui uma economia variada, geografia bem distribuída, acesso a grandes mercados, mão de obra qualificada, além de um forte desenvolvimento social e cultural, sendo um dos melhores lugares para se viver no Brasil. Se mantém como uma referência em empreendedorismo, inovação e tecnologia entre os estados brasileiros. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros, SC é o segundo estado mais competitivo do país.

O Reino Unido foi uma das diversas nações abraçadas pelo entusiasmo e pioneirismo catarinense. A presença inglesa no Estado data das primeiras décadas de 1800 – e a Praia dos Ingleses (Florianópolis) foi um dos pontos de chegada e permanência – acredita-se que esse nome surgiu por conta do naufrágio de uma embarcação inglesa no local. Há registros ainda de uma chamada em 1860 do secretário distrital da União Nacional dos Trabalhadores Agrícolas, W. E. Yeats, baseado em Gloucester, que estimulava trabalhadores agrícolas britânicos a emigrarem para o Brasil. Duas das colônias citadas na chamada eram Blumenau e Príncipe D. Pedro II, ambas em Santa Catarina. Já se reconhecia ali o potencial do estado para o mercado agrícola.

Santa Catarina também possui um ecossistema favorável para o desenvolvimento do setor da economia do mar, não só pelos 531 quilômetros de costa. O Estado conta com estaleiros de grande reputação para a construção de barcos de lazer e é o maior produtor nacional de ostras, mexilhões e peixes, contando com o segundo maior porto de movimentações de contêineres de carga no Brasil; além de muitos outros fatores que, agregados, tornam o Estado um hub marítimo com enorme potencial.

Na imagem aqui destacada, observa-se como quatro dos seis blocos industriais do Estado tem como foco o desenvolvimento da economia do mar, o que se assemelha às características do Reino Unido. Além da próxima relação com o oceano, a expertise desta nação sempre esteve ligada à superação de sua condição insular. E isso passa não só por um comércio aberto ao mundo – estratégia que remonta ao século XVI –, mas também a uma abordagem que preserva as águas. Em vez de olhar para o oceano como um problema, o Reino Unido o abraçou como solução. Santa Catarina tem condições de fazer o mesmo movimento.

O foco da indústria náutica inglesa tem sido o desenvolvimento de uma estratégia sustentável de proteção dos oceanos, a fim de reafirmar o país como uma referência em soluções de design, para melhoria de processos, materiais e tecnologia. Assim como no Reino Unido, o estado de SC tem se comprometido com o desenvolvimento sustentável e é nesse sentido que parcerias estaduais e estrangeiras são positivas, pela troca de experiências, além do ganho de uma maior competitividade no mercado nacional.

Conforme o setor náutico cresce e expande em Santa Catarina, mais oportunidades de emprego, inovação, empreendimentos internacionais e incentivos são gerados. A indústria náutica tem alto poder de geração de oportunidades e é dessa forma que colaborações internacionais nascem, se desenvolvem e se consolidam.

Um exemplo dessa parceria entre Santa Catarina e o Reino Unido começou em 2020, com a criação de um grupo de trabalho para identificar possíveis parceiros para o investimento no setor náutico no Estado. O acordo foi assinado por representantes do governo britânico no Brasil e membros da Agência de Desenvolvimento de Turismo de Santa Catarina (Santur). Além da Santur, o governo britânico também dialogou, ainda em 2020, com a Associação Náutica (Acatmar) em SC, convidando-a a participar do evento anual da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) – evento que teve apoio do governo britânico, com o foco no aprofundamento da mentalidade marítima na sociedade brasileira.

Esses exemplos mostram o quanto podemos fazer e em quantas áreas podemos atuar juntos. Com um ambiente de negócios aberto e amigável e expertise em setores que vão desde manufatura e construção até serviços e tecnologia, o Reino Unido é um parceiro comercial de confiança para as empresas em Santa Catarina. A economia do mar pode avançar para águas muito mais profundas.