A Secretaria

A Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) atua nos pilares de Relações Internacionais, Comércio Exterior e Atração de Investimentos. Visa promover, orientar e coordenar as atividades que representam os interesses administrativos do Estado e, quando solicitada, as dos Municípios e da sociedade catarinense perante as representações diplomáticas. Promove, orienta e coordena as ações internacionais dos órgãos e das entidades da Administração Pública Estadual, especialmente no que tange à celebração de protocolos, convênios e contratos internacionais, além de desenvolver atividades de relacionamento com o Corpo Consular.

Em conjunto com as demais secretarias, articula as ações de governo relativas à integração internacional, especialmente com o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), acompanhar as políticas e diretrizes da União para assuntos de comércio exterior, bem como as atividades dos demais Estados e do Distrito Federal quanto às políticas de incentivo ao investimento estrangeiro. Assim como executar atividades, no âmbito da economia internacional visando à atração de investimentos estrangeiros, à implantação de novas sociedades empresariais e à promoção de negócios.

Planeja e executa atividades de inteligência competitiva e comercial, na busca de dados, informações e conhecimentos indispensáveis à promoção das exportações do Estado e à atração de investimentos estrangeiros, também organizar e coordenar, em articulação com a Secretaria da Casa Militar, a agenda de missões, recepções e eventos internacionais, e desenvolver atividades de integração política e administrativa em sua área de competência.

Bem-vindos à SAI

Linha do Tempo

Conheça algumas ações da SAI por Santa Catarina

Escola Bolshoi

No ano 2000, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a ter uma escola oficial do Ballet Bolshoi fora da Rússia. Instalada em Joinville, Santa Catarina, teve sua captação realizada pela equipe da SAI.

Órgão Oficial

Nesse ano a Secretaria de Assuntos Internacionais foi instituída como órgão oficial do Governo de Santa Catarina vinculado ao Gabinete do Governador.

Zona Livre de Febre Aftosa

Santa Catarina foi o primeiro estado a receber Certificação Internacional de zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação e Zona Livre de febre suína.

ENA'

Por meio de convênio com a França, Santa Catarina recebeu uma unidade da École Nationale d'Amanistration - I'Ena France, Fundação Escola de Governo (ENA' Brasil).

SC Day

Nesse ano aconteceu a primeira edição do SC Day, seminário criado pela SAI para representantes da área econômica de conulados, embaixadas, câmaras de comércio e escritórios de apoio a investimento estrangeiro.

State of Opportunities

Lançou a campanha State of Opportunities para promover caminhos de investimentos no estado.