A Secretaria

A Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) atua nos pilares: Comércio Exterior, Atração de Investimentos e Relações Internacionais. Visa promover, orientar e coordenar as atividades que representam os interesses administrativos do Estado e, quando solicitada, as dos Municípios e da sociedade catarinense perante às representações diplomáticas. Promove, orienta e coordena as ações internacionais dos órgãos e das entidades da Administração Pública Estadual, especialmente no que tange à celebração de protocolos, convênios e contratos internacionais, além de desenvolver atividades de relacionamento com o Corpo Consular.

Em conjunto com as demais secretarias, articula as ações de governo relativas à integração internacional, especialmente com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), acompanha as políticas e diretrizes da União para assuntos de comércio exterior, bem como as atividades dos demais Estados e do Distrito Federal quanto às políticas de incentivo ao investimento estrangeiro. Executa, ainda, atividades no âmbito da economia internacional, visando a atração de investimentos estrangeiros, a implantação de novas sociedades empresariais e a promoção de negócios.

A SAI planeja e executa atividades de inteligência competitiva e comercial, na busca de dados, informações e conhecimentos indispensáveis à promoção das exportações de Santa Catarina e à atração de investimentos estrangeiros. Também organiza e coordena, em articulação com a Secretaria da Casa Militar, a agenda de missões, recepções e eventos internacionais; e desenvolver atividades de integração política e administrativa em sua área de competência.

Bem-vindos à SAI

LINHA DO TEMPO

Conheça algumas ações da SAI por Santa Catarina

Escola Bolshoi

No ano 2000, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a ter uma escola oficial do Ballet Bolshoi fora da Rússia. Instalada em Joinville, Santa Catarina, teve sua captação realizada pela equipe da SAI.

Órgão Oficial

Nesse ano, a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais foi instituída como órgão oficial do Governo de Santa Catarina, vinculada ao Gabinete do Governador.

Zona Livre de Febre Aftosa

Santa Catarina foi o primeiro estado a receber certificação internacional de Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação e Zona Livre de Febre Suína.

ENA

Por meio de convênio com a França, Santa Catarina recebeu uma unidade da École Nationale d'Administration (l'ENA France), sendo a Fundação Escola de Governo (ENA Brasil), situada em Florianópolis.

SC Day

Nesse ano, aconteceu a primeira edição do SC Day – seminário criado pela SAI para representantes da área econômica de consulados, embaixadas, câmaras de comércio e escritórios de apoio a investimento estrangeiro.

State of Opportunities

A campanha State of Opportunities foi lançada para promover caminhos de investimentos no Estado.

LOCALIZAÇÃO

Centro Administrativo do Governo Rod. SC 401 - Km.5, Nº 4.600, Saco Grande - Florianópolis Cep: 88032-900

HORÁRIO DE EXPEDIENTE

Das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira (Decreto Nº 1.410 de 18 de Dezembro de 2017)