Reunião com ANP reforça necessidade da chegada do gás natural para SC

Nesta sexta-feira (23), a governadora Daniela Reinehr, o presidente da SCGás, Willian Lehmkuhl, e a secretária executiva de Assuntos Internacionais (SAI), Daniella Abreu, participaram de reunião via webconferência com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na pauta, a necessidade do aumento da capacidade de transporte de gás natural para o atendimento ao mercado catarinense. Atualmente, a única fonte de fornecimento para o Estado se concentra no gasoduto Bolívia-Brasil que, segundo a SCGás, opera no limite de sua capacidade.

Também foi solicitado à ANP apoio ao projeto do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) por meio do Terminal Gás Sul (TGS) em desenvolvimento em São Francisco do Sul pela multinacional norueguesa Golar Power. Essa iniciativa deve incrementar em cerca de 50% a oferta de gás natural para a região Sul.

“Nosso grande desafio aqui é a logística e seus custos e nisso entra também a nossa matriz energética, a capacidade de onde buscar energia para tamanha capacidade produtiva. Temos uma boa expectativa nesse Terminal de GNL para ajudar suprir necessidades do mercado. Acredito que precisamos fomentar as novas alternativas”, disse a governadora ao ressaltar a relevância da chegada do gás natural para inúmeras regiões catarinenses.

Para o presidente da SCGás, garantir o fornecimento de gás natural para Santa Catarina é a prioridade. “Estamos em constantes conversas com a ANP, TBG e Petrobras, com o objetivo de ampliar o fornecimento também via Gasbol. As presenças da governadora e do diretor-geral da ANP denotam a importância com que o tema foi tratado, o senso de urgência dos encaminhamentos, deixando portas abertas inclusive a outras tratativas estratégicas no setor energético.”

A secretária Daniella Abreu destacou que o Governo do Estado busca continuamente alavancar projetos estruturantes que viabilizem novos investimentos no estado. “A oferta ou falta de energia é um fator determinante para isso, por isso a SAI está – juntamente com outras secretarias do Governo – trabalhando com a SCGás para viabilizar a instalação do Terminal.”

O diretor-geral da ANP, Rodolfo Henrique Saboia, salientou que a reunião foi muito importante para conhecer as questões que afligem Santa Catarina. “É uma oportunidade de buscarmos soluções. Vamos trabalhar juntos, em parceria. Compreendo a preocupação sobre a questão do gargalo de energia para os investimentos e a ANP tem todo interesse em participar promovendo soluções que possam ser encontradas.”

TGS

Em dezembro de 2020, o Governo do Estado assinou Declaração de Utilidade Pública (DUP) para implantação do terminal da Golar Power na Baía de Babitonga, em São Francisco do Sul. Agora, a empresa – dedicada ao desenvolvimento de projetos integrados de terminais de regaseificação de gás natural liquefeito e geração de energia – aguarda liberação da Licença Ambiental de Instalação (LAI), última etapa do processo de licenciamento para obter a autorização de construção junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).