Sai – Secretaria Executiva de Articulação Internacionais

Santa Catarina participa do maior evento de atração de investimentos da América Latina

O Governo do Estado levará o modelo do Programa Invest SC ao Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF), evento que acontece nesta segunda (31) e terça-feira (1º/6), de forma virtual. Participam representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), de Assuntos Internacionais (SAI), da Fazenda e da SCPar.

O governador Carlos Moisés enviou dois vídeos para o Estande SC: um de boas vindas ao Estado, em que explica o ambiente favorável para se investir em Santa Catarina, e o outro abordando o novo complexo hospitalar de Florianópolis – projeto PPP que será apresentado amanhã.

“A PPP do Complexo Hospitalar de Florianópolis está sendo estruturada com apoio do BID e será referência para toda América Latina. Prevemos cerca de R$ 600 milhões em investimentos privados para construção, operação e manutenção deste equipamento”, informou o secretário executivo de PPPs da SCPar, Ramiro Zinder.

De acordo com o secretário da SDE, Luciano Buligon, o Fórum é muito importante para Santa Catarina por ser um ambiente único que reúne em uma mesma oportunidade, protagonistas estratégicos no diálogo de prospecção para novos negócios e investimentos no Estado. “Levaremos ao Fórum, a Invest SC, que é a nossa porta de entrada para receber investidores e prospectar novos negócios.”

Estande Santa Catarina

No estande reservado ao Estado no maior evento internacional sobre atração de investimentos estrangeiros para o Brasil, a SAI está recepcionando investidores do mundo todo, embaixadores, cônsules, grandes bancos, escritórios de advocacia, dentre outros, que prospectam no Estado os melhores locais para se instalar.

“A participação de Santa Catarina no BIF vem sendo alinhada desde o início do ano durante pautas que participamos em Brasília. No mês passado, fomos à Apex-Brasil e firmamos com o gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Roberto da Cunha, a presença do Estado tanto no Fórum de Investimentos Brasil quanto na Expo Dubai, que acontecerá a partir de 1º de outubro”, explicou a secretária da SAI, Daniella Abreu.

Invest SC

O Programa para atração de investimentos e incentivos a novos negócios para o Estado de Santa Catarina (Invest SC) tem o objetivo de prospectar e auxiliar o investidor em potenciais projetos de investimentos e novos negócios para o território catarinense.

Para a atuação do Invest SC, o Governo instituiu o Núcleo Interinstitucional – presidido pelo secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon – que, dentre outras atividades, supervisiona e orienta as ações do grupo de trabalho do qual a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais é integrante.

Fórum de Investimentos Brasil 2021 (Brasil Investment Forum, em inglês)

O BIF é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Ministério da Economia e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Reunirá autoridades do setor público, setor privado nacional e internacional, pesquisadores e formadores de opinião para diálogos sobre oportunidades de investimento em setores estratégicos da economia brasileira.

Nesta edição, o Fórum destacará as oportunidades de investimento em setores estratégicos, como agronegócios, energia, infraestrutura, inovação, saúde e tecnologias, entre outros. Haverá painéis de discussão com representantes dos governos e CEOs de importantes multinacionais, sala de apresentação de projetos públicos e privados no Brasil que estão buscando aporte de investimentos e a oportunidade de networking com representantes de governos estaduais e participantes.

A abertura do evento, que será 100% online, será feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e pelo presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe.